terça-feira, 11 de outubro de 2011

Plutão: Planeta Anão


Descoberto em 1930, 84 anos depois da descoberta de Netuno, Plutão foi considerado o nono planeta do Sistema Solar por 76 anos, quando em agosto de 2006, astrônomos reuniram-se em Praga (República Tcheca) e votaram as características que definem se um corpo celeste é ou não um planeta e excluiram Plutão, que passou a ser denominado planeta anão.

Planeta é então:

i) Corpo celeste que orbita em torno de uma estrela;
ii) Corpo celeste que tem forma aproximadamente esférica;
iii) Corpo celeste grande o suficiente para dominar sua órbita, eliminado objetos menores de sua vizinhança(ou agregar a si).

Planetas Anões do Sistema Solar:

i)   Ceres:
 Descoberto em 1801, foi considerado mais um planeta do Sistema Solar, demorando carca de 40 anos para que fosse descoberto mais corpos na região próxima a Ceres (região entre Marte e Júpiter) e passasse a ser considerado asteroide.
ii)  (134340) Plutão:
 Descoberto após anos de procura pelo "Planeta X", que deveria ser responsável pelas discrepâncias que existia na posição prevista de Urano (as discrepâncias vinham da massa incorreta adotada para Urano).
iii) (136199) Éris:
 Tem 2,4 km de diâmetro, 100 a mais que Plutão, é um  plutoide nos confins do Sistema Solar numa região conhecida como disco disperso.
iv) (2005FY9 - "Coelhinho da Páscoa") Makemake:
 Tem diâmetro de cerca de três quartos o de Plutão. Não possui satélites conhecidos, é o terceiro maior planeta anão do Sistema Solar.
v)  (2003EL61) Haumea:
 É um planeta anão do tipo plutoide em pleno Cinturão de Kuiper, possui dois pequenos satélites naturais, Hi'iaka e Namaka, que, agredita-se que sejam destroços que se separaram de Haumea devido a uma antiga colisão.

Professor: Eliade Moreira
E.E.E.P. José Ivanilton Nocrato

Nenhum comentário:

Postar um comentário