O Projeto




CLUBE DE ASTRONOMIA PERSPICILLUM 
Caracterização do Projeto

Astronomia é a ciência que trata da constituição, posição relativa, movimento e, mais recentemente, dos processos físicos que ocorrem nos astros, sendo o italiano Galileu Galilei, considerado o pai desta ciência, motivo pelo qual comemorou-se em 2009, o Ano Internacional da Astronomia em homenagem aos seus feitos, tendo, também, como objetivo estimular o estudo da mesma nos diversos ambientes educacionais. O interesse nos astros sempre esteve presente na história da humanidade, influenciando no seu modo de ver e pensar o universo, nos primórdios da civilização, o homem se encantava com os fenômenos que ocorriam no universo, sua beleza e suas regularidades, as passagens de cometas e os movimentos regulares de algumas estrelas e irregulares de outras, sua admiração pelos astros era de tal forma, que até os cultuavam como “deuses” e suas vidas dependiam deles. Temiam os eventos extraordinários, tais como os fenômenos atmosféricos, enchentes e eclipses, sempre tentando explicar esses fenômenos, dando origem a mitos, religiões e filosofias presentes na antiguidade.
Tendo, no entanto, a escola o ofício de promover uma formação baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, ver-se que as instituições de ensino fundamental e médio não proporcionam a nossos educandos uma formação básica nesta área da Ciência da Natureza, o que de certa forma reflete no desenvolvimento de nosso país, que possui uma comunidade científica ainda muito pequena, uma vez que a astronomia é uma das ciências que mais contribui no desenvolvimento de novas tecnologias como é o caso das telecomunicações.
A E.E.E.P. José Ivanilton Nocrato com o objetivo, de promover educação de qualidade na busca em oferecer uma formação de excelência, sente a necessidade de um projeto que, sobretudo, desperte a vocação científica e incentive talentos potenciais pela sua efetiva participação no projeto, estimulando o desenvolvimento do espírito crítico e da criatividade. Dessa forma, o projeto conta com a participação de um grupo de alunos dos cursos de agronomia, aquicultura, química e informática que comporão o Clube de Astronomia Perspicillum (luneta em latim), onde receberão uma formação básica nessa ciência, como a manipulação do telescópio e um embasamento teórico e prático em astronomia, para que possam organizar observações astronômicas na comunidade e palestras para os alunos da instituição, afim de promover os conhecimentos prévios aos demais alunos que participarão da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Justificativa do Projeto

A astronomia é uma das ciência mais antigas e podemos dizer que foram as grandes indagações filosóficas que nos estimularam à observação e ao estudo dos astros, na busca incessante de saber de onde viemos, o que é e como surgiu o universo e qual o seu fim, podemos dizer, então que o estudo da astronomia investiga a origem da vida e estreita a nossa relação com o universo.
A escola de hoje tem uma função social urgente e por meio do estudo do universo podemos inspirar respeito à natureza e aos nossos limites, fazendo com que a tecnologia e o progresso avancem permitindo um exercício pleno da cidadania, além de cultivar a curiosidade de nossos alunos e fazê-los compreender não só a ciência, como também a tecnologia resultante de sua aplicação. Já que os alunos parecem dissociar o que é a ciência estudada na escola da ciência vista em fenômenos do seu cotidiano , percebe-se a necessidade de um projeto que desenvolva no aluno as competências curriculares necessárias a sua formação básica. Além do mais, há uma preocupação em cumprir os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), onde se estabelece que deve-se promover o estimulo à busca do conhecimento, fazendo um elo entre os fenômenos do cotidiano com os conceitos físicos e tecnológicos.
O presente projeto, nasce dessa necessidade de desenvolver em nossos educandos capacidades cognitivas por meio do estudo da astronomia, criando assim novas oportunidades de aprendizagem extra sala de aula, estimulando a prática da leitura, por meio do livros textos que abordam o assunto e dão o embasamento teórico e consequentemente a da pesquisa , desenvolvendo assim a autonomia na busca do saber.

Objetivo e Metas
Objetivo Geral

Estimular o desenvolvimento de uma postura de pesquisa na escola a partir da realização de um grupo de estudo em astronomia.

Objetivos Específicos

  • Realizar práticas de pesquisa e coleta de dados em campo;
  • Estimular a autonomia do educando quanto a busca do conhecimento;
  • Divulgar a astronomia na comunidade por meio de observações astronômicas nas escolas e ambientes públicos, despertando interesse pelos fenômenos físicos.
  • Formar monitores que auxiliarão na preparação dos demais alunos para a realização da OBA e Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG).

Metas

  • Desenvolver um artigo científico e/ou resumos por ano;
  • Promover palestras mensalmente ministradas pelos aluno integrantes do projeto;
  • Realizar observações de fenômenos astronômicos ou de astros uma vez a cada mês na praça do município de Guaiúba;
  • 40% de nossos alunos com boa pontuação e medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia;

Principais Ações
  • Criação o Clube de Astronomia Perpicillum;
  • Instituição das noites de observação astronômica para a comunidade escolar;
  • Realização do concurso de textos astronômicos;
  • Realização de oficinas de astronomia com confecção de instrumentos astronômicos.

Metodologia

O trabalho a ser realizado nesse projeto pode ser classificado como um trabalho descritivo exploratório com abordagem indireta sobre o tema astronomia e a sua estreita relação com a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico. Para a realização do projeto serão realizadas reuniões semanais, onde se utilizará filmes, promoção de palestras, debates e mesas-redondas com a participação de convidados, membros de outros clubes de astronomia do estado do Ceará para fechar os trabalhos periodicamente e avaliar os resultados. Os encontros acontecerão a partir das 12 horas e 10 minutos, com um grupo de 20 alunos com afinidade na ciência, os encontros terão duração de aproximadamente 50 minutos.
Os encontros do Clube de Astronomia Perspicillum (CAP) necessitará de recursos áudio visuais, como projetor, caixa de som e computador para a simulação de viagens interestelar, além de, em alguns encontros, contar com a participação de membros do Gepac (Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia) para o intercâmbio do conhecimento astronômico. Fazendo-se necessário, na maioria dos encontros, o uso do auditório ou laboratório de matemática. Uma das fases do projeto serão as observações astronômicas, que serão realizadas, inicialmente na escola e no período noturno, até que os alunos aprendam a manipular os instrumentos de observação, reconhecer e localizar os astros e então serão realizadas observações para a comunidade. Serão realizados encontros extraordinários e aulas de campo aos sábados afim de complementar e dar os direcionamentos do projeto.
As avaliações periódicas, no Clube de Astronomia Perspicillum (CAP), ocorrerão as sextas-feiras no horário dos encontros e serão previamente comunicadas a seus membros. Para a realização das avaliações periódicas de astronomia, serão utilizados questionários semi-estruturado e questões problemas semelhantes a da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas. Olimpíada, esta que faz parte do quadro de avaliações externas que a escola participa.

Resultados/Descritores

Dentre as habilidades a serem desenvolvidas com o clube de astronomia podemos citar as de localizar informações explícitas, inferir informação em texto verbal e sentido de palavras, interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais, como foto, mapas, gravuras, tabelas detre outras habilidades, assim como habilidades matemáticas em geometria a partir das descrições analíticas dos movimentos celestes e principais teorias da estrutura do cosmo, como resolver situação-problema envolvendo as relações trigonométricas no triângulo retângulo e resolver problemas envolvendo cálculos de área, volume, perímetro, diâmetro de figuras e sólidos geométrico, além de resolver problemas envolvendo informações apresentadas em tabelas ou gráficos e associar entre elas, as informações.

Materiais didáticos a ser utilizado no projeto

Projetor
Reprodutor de Áudio
Apontador LAZER LP-39 Verde 30mW
Binóculo SkyMaster 20x80
Luneta Maksutov C70 mm
Câmera CCD Nexlmage Telescópio
Estrelas e Planetas: Guia Prático ISBN: 8521310897
O Que é Astronomia ISBN: 8511010459
Conceitos de Astronomia ISBN: 8521200757
Curso básico de Astronomia ISBN: 8538705660
Astronomia e Astrofísica ISBN: 8588325233
Manual do Astrônomo ISBN: 8571102961
Manual do Astrônomo Amador ISBN: 8530801679

Resultados e Impactos Esperados

As ações previstas no presente projeto deverão contribuir no desempenhos dos alunos, não só diante da Olimpíada Brasileira de Astronomia, mas construir para o desenvolvimento de uma postura científica por meio da pesquisa, desenvolvendo habilidades e competências para tal. Esperam-se como resultados, o desenvolvimento da autonomia dos alunos, quanto a busca do conhecimento , estreitar a sua relação com o universo e o meio ambiente, fazendo-os utilizarem de forma regrada os recurso naturais do planeta, desenvolver habilidades matemáticas fundamentais para seu processo de formação no ensino médio, e ainda a capacidade de abstração matemática por meio dos estudos dos fenômenos físicos ou astrofísicos.

Riscos e dificuldades a serem enfrentados

No momento, as maiores dificuldades estão na biblioteca, que não dispõe de nenhum livro da Ciência, na falta da aparelhagem específica para as observações, como a luneta, binóculo e etc.

Referências Bibliográficas

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999, 364 p.
BARBOZA, Christina Helena da Motta. Ciência e natureza nas expedições astronômicas para o Brasil (1850-1920). Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum., Belém, v. 5, n. 2,ago. 2010 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222010000200006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 19 out. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1981-81222010000200006.
TOSSATO, Claudemir Roque; MARICONDA, Pablo Rubén. O método da astronomia segundo Kepler. Sci. stud., São Paulo, v. 8, n. 3,set. 2010 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662010000300003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 19 out. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-31662010000300003.
BOCZKO, Roberto. Conceitos de Astronomia. São Paulo: Edgard Blücher, 1984.
S. O. Kepler e M. O. Saraiva, Astronomia e Astrofísica. São Paulo: Livraria da Física,2004 .
MOURÃO, R. R. F. Manual do Astrônomo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,2001.
CANIATO, R. O que é Astronomia. São Paulo: Brasiliense, 1994.
NICOLINI, J. Manual do Astrônomo Amador. Campinas, SP: Papirus Livraria
e Editora, 2004.